Tavinho Moura

Fotógrafo

Esta nuance de Tavinho produziu dois livros fotográficos que realizam um importante documentário de várias espécies de pássaros.

Foi em 2008 que o escritor/fotógrafo se revelou. Décadas depois de migrar para capital Belo Horizonte, uma outra paixão da infância foi despertada: a das aves brasileiras. E foi essa mesma paixão que o motivou a publicar dois livros dedicados aos pássaros. Com uma câmera semi-profissional em punho, registrou cada animal que sobrevoasse a Lagoa da Pampulha. Foi assim que nasceu o primeiro livro de 2012, “Pássaros poemas - Aves na Pampulha”, com 150 fotografias compostas de textos de Manoel de Barros, Tom Jobim, Fernando Brant, Murilo Antunes, Chico Amaral, Márcio Borges, Renato Teixeira, entre outros, e pelo próprio autor. As ilustrações são de Sandra Bianchi com projeto gráfico de Mariana Hardy.

No segundo livro, Tavinho fez o registro de 147 pássaros. É o"Vale do Mutum - Aves da Mata Atlântica" que retrata parte da fauna da região que foi atingida pelo desastre ambiental do Rio Doce em 2015. Além das fotos, há textos informativos traduzidos para o inglês pelo amigo e parceiro Márcio Borges, além das aquarelas de Sandra Bianchi e o projeto gráfico de Mariana Hardy.

Capa do livro fotográfico Pássaros Poemas Aves da Pampulha, de Tavinho Moura

Capa do livro fotográfico Pássaros Poemas Aves da Pampulha, de Tavinho Moura

Tavinho Moura e um grupo de convidados no lançamento do livro Pássaros Poemas Aves da Pampulha

Livro Pássaros Poemas Aves da Pampulha

Tavinho pronto para observar e fotografar passarinhos

Garça Real

Maçarico Perna Longa

Gaturamo Verdadeiro

Pararu Azul

Beija-flor do Bico Torto

Biguá-Tinga

Caburé do Sol

Tavinho Moura
Sítio Oficial na Internet