Esta nuance de Tavinho produziu dois livros fotográficos que realizam um importante documentário de várias espécies de pássaros.
Foi em 2008 que o escritor/fotógrafo se revelou. Décadas depois de migrar para capital Belo Horizonte, uma outra paixão da infância foi despertada: a das aves brasileiras. E foi essa mesma paixão que o motivou a publicar dois livros dedicados aos pássaros. Com uma câmera semi-profissional em punho, registrou cada animal que sobrevoasse a Lagoa da Pampulha. Foi assim que nasceu o primeiro livro de 2012, “Pássaros poemas - Aves na Pampulha”, com 150 fotografias compostas de textos de Manoel de Barros, Tom Jobim, Fernando Brant, Murilo Antunes, Chico Amaral, Márcio Borges, Renato Teixeira, entre outros, e pelo próprio autor. As ilustrações são de Sandra Bianchi com projeto gráfico de Mariana Hardy.
No segundo livro, Tavinho fez o registro de 147 pássaros. É o"Vale do Mutum - Aves da Mata Atlântica" que retrata parte da fauna da região que foi atingida pelo desastre ambiental do Rio Doce em 2015. Além das fotos, há textos informativos traduzidos para o inglês pelo amigo e parceiro Márcio Borges, além das aquarelas de Sandra Bianchi e o projeto gráfico de Mariana Hardy.



